A borboleta

Eu vi uma borboleta na janela.
Borboleta é símbolo de metamorfose.
Significa também liberdade.
Para mim, em resumo, significa que mudamos e com isso conseguimos nos livrar de quaisquer coisa que nos prenda.
Em algumas culturas, a borboleta está ligada a morte...
Mas, o que é uma mudança senão a morte de algo para renascer outra coisa no lugar?
Um dia no colégio uma professora leu um texto e resumindo-o ele dizia: Cada dia nós nos matamos um pouco para nascermos no dia seguinte de forma diferente.
Para crescermos matamos um pouco do que está dentro de nós, e assim vai. Às vezes, matamos até o que não precisava ser morto. Mas, matamos sem pensar e matamos sem analisar se era preciso tamanha crueldade. Às vezes, fingimos que matamos, só botamos para dormir, e quando precisamos ressuscitamos isso novamente. Para o nosso bel-prazer. E como é difícil mudar. E como é difícil desacostumar. Como é duro você ser corajoso... E onde começa a coragem e termina a covardia? O que me faz covarde? Não sei. Mas, a verdade é que independente disso, todos temos vontade de voar. Ah, livres como uma borboleta... Voando sem dar explicação a ninguém. E por que explicar? Explica-se quando precisa explicar e com medo do julgamento alheio. Presta contas por respeito ou por temer a verdade? O que importa?

Ah, mudanças são complicadas...
Voar é complicado.
Se acomodar é tão fácil.

Que beleza!

Quem um dia não quis ser uma borboleta na janela? Que em um minuto descansa e n'outro voa sem destino.


Comentários

Eu tinha lido há algum tempo esse texto e acabei não comentando. Ele é simplesmente fantástico, você falou o importante e analogias sensacionais. Parabéns Dani.

Postagens mais visitadas